segunda-feira, 24 de agosto de 2009

CENA ESTÁTICA

Um dos exercícios práticos propostos para as aulas de teatro é a Montagem de uma cena estática, ou seja, a partir de um tema um certo número de alunos deve montar uma cena em que eles permaneçam parados sem se comunicar utilizado apenas suas expressões para passarem a mensagem da cena, no caso os alunos que observavam de fora deveriam adivinhar o tema.
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Descubra você também qual o tema das fotos abaixo:


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domingo, 23 de agosto de 2009

DANÇA - TANGO

Dividimos as linguagens artísticas em quatro modalidades: Artes Visuais, Artes Cênicas, Música e Dança.
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Nas escolas públicas estaduais o ensino de arte é polivalente, isto é, uma professor habilitado para uma das linguagens a cima deve ensinar todas num período de um ano.
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Sou formada pela Faculdade de Artes do Paraná - FAP no curso de Educação Artística com Habilitação em Música, porém gosto de todas as linguagens. A Dança vem fazendo parte da minha vida há algum tempo... sempre gostei de dançar e há um ano estive na Argentina a passeio e não pude deixar de fazer umas aulas de Tango por lá... felizmente o meu marido também gosta de dançar e quando voltamos ao Brasil procuramos uma escola de dança para aprender Tango. Já faz aproximadamente que 1 ano e meio que dançamos...
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Originariamente o tango nasce no final do século XIX de uma mistura de vários ritmos provenientes dos subúrbios de Buenos Aires.
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Em público, dançavam homens com homens. Naqueles tempos era considerada obscena a dança entre homens e mulheres abraçados, sendo este um dos aspectos do tango que o manteve circunscrito aos bordéis, onde os homens utilizavam os passos que praticavam e criavam entre si nas horas de lazer mais familiar.
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Mais tarde, o tango se tornou uma dança tipicamente praticada nos bordéis, principalmente depois que a industrialização transformou as áreas dos subúrbios em fábricas transferindo a miséria e os bordéis para o centro da cidade. Nessa fase haviam letras com temática voltada para esses ambientes. São letras francamente obscenas e violentas.
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Por volta de 1910 o Tango foi levado para Paris. Existem várias versões de como isso aconteceu. A sociedade parisiense da época em que as artes viviam o modernismo ansiava por novidades e exotismos. O tango virou uma febre em Paris e, como Paris era o carro chefe cultural de todo o mundo civilizado, logo o tango se espalhou pelo resto do mundo. A parcelas moralistas da sociedade condenavam o tango, assim como já haviam se colocado contra a valsa antes, por o considerarem uma dança imoral. A própria alta sociedade Argentina desprezava o tango, que só passou a ser aceito nos salões de alta classe pela influência indireta de Paris.
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Em 1917 começaram a surgir variantes formais do Tango. Uma delas, influenciada pela romança francesa, deu origem ao chamado Tango-canção. Tangos feitos para musicar uma letra que passa a ser parte essencial do tango.
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O Tango é dançado normalemente em linha (ronda), numa posição cerrada, peito com peito, ou face enconstada (cara a cara), No entando, O Nuevo Tango permite dançar numa postura aberta. Uma coisa é eterna: o tango é irrepetível e permite um improvisaçã infinita.
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Hoje em dia o tango vive, não como fenômeno de massas que engendrou, mas sem nenhuma dúvida como elemento identificatório da alma portenha e em permanentes evocações espalhadas por tdo Buenos Aires.
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Na escola procuro ensinar dança de salão aos meus alunos... eles podem escolher entre forró, valsa, vanerão, salsa, entre outros e desde que eu comecei a estudar Tango essa modalidade passou a fazer parte das opções para eles...
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Claro que sempre há muita resistência por parte dos adolescentes em aprenderem a dançar... mas com o passar do tempo pude notar que a maioria realmente começa a apreciar e a se divertir nas aulas...
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Sempre começo o conteúdo de Dança com o filme "Vem Dançar" que trata sobre a vida de Pierre Dulaine que é um dançarino de salão profissional que se torna voluntário para dar aulas de dança em uma escola pública de Nova York. Pierre tenta apresentar seus métodos clássicos, mas logo enfrenta resistência dos alunos mais interessados em hip hop. É quando deste confronto nasce um novo estilo de dança, mesclando os dois lados e tendo Pirre como mentor.

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O filme mostra alguns gêneros da Dança de Salão e acredido que é um dos focos motivadores para os alunos quando mostra outros adolescentes aprendendo a dançar. Neste filme há uma cena muito interessante de uma coreografia de Tango.
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O Tango é uma dança muito complexa que somente com muitos anos de estudo e prática pode ser dominada. O objetivo de ensinar Tango aos alunos é de que eles escutem um tipo de música que normalmente não faz parte do seu repertório (embora a música utilizada tenha sido um tango eletrônico), que eles conheçam a história e alguns passos da dança.

Ano passado, algumas turmas escolheram essa modalidade da dança para ser aprendida. Os vídeos selecionados abaixo são a cena do filme em que aparece uma coreografia de Tango, uma coreografia desenvolvida por mim para o primeiro ano da manhã do ensino médio e a mesma coreografia adaptada para uma oitava série da tarde, visto que havia muitas meninas para poucos meninos na sala.

http://www.mibsasquerido.com.br/

www. pasiontango.net/

http://www.stellaaguiar.com.br/

FERNANDES, Hélio de Almeida. TANGO: Uma Possibilidade Infinita. Rio de Janeiro. Bom Texto. 2000.



Ensino Médio - Manhã


Ensino Fundamental - Tarde - 8ª


terça-feira, 18 de agosto de 2009

TARSILA DO AMARAL

Tarsila do Amaral nasceu em 1º de setembro de 1886 na Fazenda São Bernardo, município de Capivari, interior do Estado de São Paulo. Filha de José Estanislau do Amaral e Lydia Dias de Aguiar do Amaral. Era neta de José Estanislau do Amaral, cognominado “o milionário” em razão da imensa fortuna que acumulou abrindo fazendas no interior de São Paulo. Seu pai herdou apreciável fortuna e diversas fazendas nas quais Tarsila passou a infância e adole.
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Estuda em São Paulo no Colégio Sion e completa seus estudos em Barcelona, na Espanha, onde pinta seu primeiro quadro, “Sagrado Coração de Jesus”, aos 16 anos. Casa-se em 1906 com André Teixeira Pinto com quem teve sua única filha, Dulce. Separa-se dele e começa a estudar escultura em 1916 com Zadig e Mantovani em São Paulo. Posteriormente estuda desenho e pintura com Pedro Alexandrino. Em 1920 embarca para a Europa objetivando ingressar na Académie Julian em Paris. Frequenta também o ateliê de Émile Renard. Em 1922 tem uma tela sua admitida no Salão Oficial dos Artistas Franceses. Nesse mesmo ano regressa ao Brasil e se integra com os intelectuais do grupo modernista. Faz parte do “grupo dos cinco” juntamente com Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti del Picchia. Nessa época começa seu namoro com o escritor Oswald de Andrade. Embora não tenha sido participante da “Semana de 22” integra-se ao Modernismo que surgia no Brasil, visto que na Europa estava fazendo estudos acadêmicos.
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Volta à Europa em 1923 e tem contato com os modernistas que lá se encontravam: intelectuais, pintores, músicos e poetas. Estuda com Albert Gleizes e Fernand Léger, grandes mestres cubistas. Mantém estreita amizade com Blaise Cendrars, poeta franco-suiço que visita o Brasil em 1924. Inicia sua pintura “pau-brasil” dotada de cores e temas acentuadamente brasileiros. Em 1926 expõe em Paris, obtendo grande sucesso. Casa-se no mesmo com Oswald de Andrade. Em 1928 pinta o “Abaporu” para dar de presente de aniversário a Oswald que se empolga com a tela e cria o Movimento Antropofágico. É deste período a fase antropofágica da sua pintura. Em 1929 expõe individualmente pela primeira vez no Brasil. Separa-se de Oswald em 1930.
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Em 1933 pinta o quadro “Operários” e dá início à pintura social no Brasil. No ano seguinte participa do I Salão Paulista de Belas Artes. Passa a viver com o escritor Luís Martins por quase vinte anos, de meados dos anos 30 a meados dos anos 50. De 1936 à 1952, trabalha como colunista nos Diários Associados.
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Nos anos 50 volta ao tema “pau brasil”. Participa em 1951 da I Bienal de São Paulo. Em 1963 tem sala especial na VII Bienal de São Paulo e no ano seguinte participação especial na XXXII Bienal de Veneza. Faleceu em São Paulo no dia 17 de janeiro de 1973.
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Os alunos ficaram responsáveis em grupo por fazer uma releitura das obras da Tarsila do Amaral. Abaixo poderá ser visto as imagens originas com algumas com algumas curiosidades sobre os quadros e as releituras respectivamente.
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A Lua
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Este quadro era o preferido de Oswald de Andrade, seu marido quando pintou a tela.Ele conservou o quadro até sua morte (mesmo já separado de Tarsila).
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O Abaporu
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Este é o quadro mais importante já produzido no Brasil. Tarsila pintou um quadro para dar de presente para o escritor Oswald de Andrade, seu marido na época. Quando viu a tela, assustou-se e chamou seu amigo, o também escritor Raul Bopp. Ficaram olhando aquela figura estranha e acharam que ela representava algo de excepcional. Tarsila lembrou-se então de seu dicionário tupi-guarani e batizaram o quadro como Abaporu (o homem que come). Foi aí que Oswald escreveu o Manifesto Antropófago e criaram o Movimento Antropofágico, com a intenção de "deglutir" a cultura européia e transformá-la em algo bem brasileiro. Este Movimento, apesar de radical, foi muito importante para a arte brasileira e significou uma síntese do Movimento Modernista brasileiro, que queria modernizar a nossa cultura, mas de um modo bem brasileiro. O "Abaporu" foi a tela mais cara vendida até hoje no Brasil, alcançando o valor de US$1.500.000. Foi comprada pelo colecionador argentino Eduardo Costantini.
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A Negra

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Esta tela foi pintada por Tarsila em Paris, enquanto tomava aulas com Fernand Léger. A tela o impressionou tanto que ele a mostrou para todos os seus alunos, dizendo que se tratava de um trabalho excepcional. Em A Negra temos elementos cubistas no fundo da tela e ela também é considerada antecessora da Antropofagia na pintura de Tarsila. Essa negra de seios grandes, fez parte da infância de Tarsila, pois seu pai era um grande fazendeiro, e as negras, geralmente filhas de escravos, eram as amas-secas, espécies de babás que cuidavam das crianças.
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O Sol
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O Ovo ou Urutu
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Nesta tela temos símbolos muito importantes da Antropofagia. A cobra grande é um bicho que assusta e tem um poder de "deglutição". A partir daí, o ovo é uma gênese, o nascimento de algo novo e esta era a proposta da Antropofagia. Esta tela pertence ao importante acervo de Gilberto Chateaubriand e está sempre sendo exibida em grandes exposições.

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A Bailarina
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Morro da Favela
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A Gare
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www.tarsiladoamaral.com.br

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

GTT - GRUPO TEREZONA DE TEATRO

Desde março deste ano, o Colégio Estadual Professor Loureiro Fernandes foi contemplado como o Programa "Viva a Escola" como o projeto "Viva o Teatro na Escola Viva".
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O objetico de formar um grupo de teatro na escola é promover uma atividade artística fundamentada na teoria e técnica teatral com aplicabilidade na prática, mas acima de tudo é agragar pessoas que estejam interessadas em criar algo baseado em soliedariedade, confiança e respeito e que estajam a fim de se divertirem juntas.
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Muitos alunos se inscreveram... alguns abandonaram... outros permaneceram... outros trouxeram amigos e ao longo do percurso temos nos tornado grandes parceiros!!!
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segunda-feira, 3 de agosto de 2009

SPACE INVADERS: Objetos não Identificados ou Interferências Urbanas?

INVADER é um artista de rua que baseia seus trabalhos com mosaicos no jogo "Space Invaders" do video game ATARI. "Space Invaders" era um game dos anos 70 feito com gráficos de baixa resolução, para criar os seus trabalhos o artista converte os pixels do jogo em uma peça do mosaico.

Ele começou o seu projeto no ano de 1998 em Paris, cidade onde mora e que sofreu o maior número de "invasões" até agora. Há trabalhos dele espalhados por outros países como Los Angeles, New York City, London, Machester, Newcastle, Geneva, Tokyo, Austrália, entre outros.


A localização dos mosaicos não é feita aleatoriamente, mas obedece critérios como estética, lugares estratégicos e outros conceitos. Alguns trabalhos são bem visíveis e outros estão em lugares específicos que só podem ser vistos através da localização em um mapa que ele mesmo reproduz e disponibiliza para a venda em seu site.


Ele tem outro projeto que chama-se"Rubikcubism" que usa como material CUBOS MÁGICOS - RUBIK´S CUBES (ver as três últimas fotos) para montar a sua obra.
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ATARI - Space Invaders

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WIKIPEDIA. Rubik´s cube. Capturdo em 03 ago. 2009. Onlin. Disonível em http://en.wikipedia.org/wiki/Rubik's_Cube

WIKIPEDIA. Invader (artist). Capturado em 03 ago. 2009. Online. Disponível na Internet http://en.wikipedia.org/wiki/Invader_(artist)

http://www.space-invaders.com/