quarta-feira, 29 de julho de 2009

MÃOS EM NEGATIVO - ARTE PRIMITIVA

A chamada arte pré-histórica é o que podemos assemelhar com produção dita artística do homem ocidental dos dias de hoje feito pelos humanos pré-históricos.

As primeiras expressões da arte eram muito simples. Consistiam em traços feitos nas paredes de argila das cavernas ou das "mãos em negativo". Somente muito tempo depois de dominarem a técnica das "mãos em negativo" é que os artistas pré-históricos começaram a desenhar e pintar animais.

Para se obter uma "mão em negativo", os homens pré-históricos após obter um pó colorido a partir da trituração de rochas, os artistas sopravam, através de um canudo, sobre a mão pousada na parede da caverna. A região en volta da mão ficava colorida e a parte coberta, não. Assim, obtinha-se uma silhueta da mão, como um filme em negativo.




PROENÇA, Graça. HISTÓRIA DA ARTE. São Paulo, Ática, 2002.

WIKIPEDIA. Mãos em negativo. Capurado em 31 jul. 2009. Online. Disponível na Internet http://pt.wikipedia.org/wiki/Caverna_de_Gargas.
.
.
Baseando-se nessa idéia, temos alguns exemplos de "mãos em negativo" modernas, criadas individualmente pelos alunos do 1º ano do ensino médio do períoda da manhã.

36 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Julian Raphael Auwerter4 de setembro de 2009 às 15:12

    Koe keridaaa prof...
    cade as foto do teatrinhuuuu , elas seria bouas paara post ...
    auhsuahsuhaushuahsuahusushaus


    bjomeligaaaa
    k
    "obs parabiens pelo flog"

    ResponderExcluir
  3. Postamos sua matéria em nosso blog e divulgamos a fonte, claro. Caso não lhe agrade, favor entrar em contato. Atenciosamente!

    ResponderExcluir
  4. estou fazendo um trabalho de artes da 6ª serie, sobre mãos em negativo , me ajudou muito parabens!!

    ResponderExcluir
  5. esotu fazendo um trabalho de artes da 5 serie, sobre mãos em negativo, muito obrigado pela ajuda gostei da explicação parabens!!!!

    ResponderExcluir
  6. muito interessante faz parte do nosso brasl irado......

    ResponderExcluir
  7. é muito legal e interessante faz a gente aprender muitas coisas.

    ResponderExcluir
  8. ochi esse trem ai so me ajudo por dimais. to gradecida.

    ResponderExcluir
  9. eu estudo no militar e a professora mandou agente pegar isso e é muito legal

    ResponderExcluir
  10. hola,
    parabens pela materia bem simples para todos intenderem.....

    ResponderExcluir
  11. eu tenho uam pergunta "pra que estudar,se o futuro e a morte?" Qr Resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc é meio....de pergunta isso né claro q devemos estudar para ter conhecimento arrumar um bom emprego.
      enfim CLARO Q DEVEMOS E TEMOS QUE ESTUDAR
      POR FAVOR NÉ

      Excluir
    2. Devemos estudar pra ninguém ser tão burro a ponto de fazer uma pergunta dessa como você !

      Excluir
    3. adoreii a resposta hahaha'

      mas é mesmo, estudar para alcançar um certo objetivo ;)

      Excluir
  12. estou estudando na 6
    serie estudo na escola jase de sousa e meu trabalho e de maos em negativo parabes




























    na escola jase de vsousa

    ResponderExcluir
  13. obrigada me ajudou muito em meu trabalho de HISTÓRIA DA ARTE

    ResponderExcluir
  14. eu gostei muito desse site. ele é muito bem eplicado. valeu,ta me ajudando bastante, mto obrigada mesmo...

    ResponderExcluir
  15. aai gostei! chegeui a fica ecitada

    ResponderExcluir
  16. gostei muito desse texto fiquei sabendo de coisas que nunca estudei as fotos são maravilhosas...

    ResponderExcluir
  17. ajudou bastante... vlw aiiii u.u







    :*

    ResponderExcluir
  18. Obrigada me ajudou bastante����

    ResponderExcluir