domingo, 23 de agosto de 2009

DANÇA - TANGO

Dividimos as linguagens artísticas em quatro modalidades: Artes Visuais, Artes Cênicas, Música e Dança.
.
Nas escolas públicas estaduais o ensino de arte é polivalente, isto é, uma professor habilitado para uma das linguagens a cima deve ensinar todas num período de um ano.
.
Sou formada pela Faculdade de Artes do Paraná - FAP no curso de Educação Artística com Habilitação em Música, porém gosto de todas as linguagens. A Dança vem fazendo parte da minha vida há algum tempo... sempre gostei de dançar e há um ano estive na Argentina a passeio e não pude deixar de fazer umas aulas de Tango por lá... felizmente o meu marido também gosta de dançar e quando voltamos ao Brasil procuramos uma escola de dança para aprender Tango. Já faz aproximadamente que 1 ano e meio que dançamos...
.
.

Originariamente o tango nasce no final do século XIX de uma mistura de vários ritmos provenientes dos subúrbios de Buenos Aires.
.
Em público, dançavam homens com homens. Naqueles tempos era considerada obscena a dança entre homens e mulheres abraçados, sendo este um dos aspectos do tango que o manteve circunscrito aos bordéis, onde os homens utilizavam os passos que praticavam e criavam entre si nas horas de lazer mais familiar.
.
Mais tarde, o tango se tornou uma dança tipicamente praticada nos bordéis, principalmente depois que a industrialização transformou as áreas dos subúrbios em fábricas transferindo a miséria e os bordéis para o centro da cidade. Nessa fase haviam letras com temática voltada para esses ambientes. São letras francamente obscenas e violentas.
.
Por volta de 1910 o Tango foi levado para Paris. Existem várias versões de como isso aconteceu. A sociedade parisiense da época em que as artes viviam o modernismo ansiava por novidades e exotismos. O tango virou uma febre em Paris e, como Paris era o carro chefe cultural de todo o mundo civilizado, logo o tango se espalhou pelo resto do mundo. A parcelas moralistas da sociedade condenavam o tango, assim como já haviam se colocado contra a valsa antes, por o considerarem uma dança imoral. A própria alta sociedade Argentina desprezava o tango, que só passou a ser aceito nos salões de alta classe pela influência indireta de Paris.
.
Em 1917 começaram a surgir variantes formais do Tango. Uma delas, influenciada pela romança francesa, deu origem ao chamado Tango-canção. Tangos feitos para musicar uma letra que passa a ser parte essencial do tango.
.
O Tango é dançado normalemente em linha (ronda), numa posição cerrada, peito com peito, ou face enconstada (cara a cara), No entando, O Nuevo Tango permite dançar numa postura aberta. Uma coisa é eterna: o tango é irrepetível e permite um improvisaçã infinita.
.
Hoje em dia o tango vive, não como fenômeno de massas que engendrou, mas sem nenhuma dúvida como elemento identificatório da alma portenha e em permanentes evocações espalhadas por tdo Buenos Aires.
.
Na escola procuro ensinar dança de salão aos meus alunos... eles podem escolher entre forró, valsa, vanerão, salsa, entre outros e desde que eu comecei a estudar Tango essa modalidade passou a fazer parte das opções para eles...
.
Claro que sempre há muita resistência por parte dos adolescentes em aprenderem a dançar... mas com o passar do tempo pude notar que a maioria realmente começa a apreciar e a se divertir nas aulas...
.
Sempre começo o conteúdo de Dança com o filme "Vem Dançar" que trata sobre a vida de Pierre Dulaine que é um dançarino de salão profissional que se torna voluntário para dar aulas de dança em uma escola pública de Nova York. Pierre tenta apresentar seus métodos clássicos, mas logo enfrenta resistência dos alunos mais interessados em hip hop. É quando deste confronto nasce um novo estilo de dança, mesclando os dois lados e tendo Pirre como mentor.

.

O filme mostra alguns gêneros da Dança de Salão e acredido que é um dos focos motivadores para os alunos quando mostra outros adolescentes aprendendo a dançar. Neste filme há uma cena muito interessante de uma coreografia de Tango.
.
O Tango é uma dança muito complexa que somente com muitos anos de estudo e prática pode ser dominada. O objetivo de ensinar Tango aos alunos é de que eles escutem um tipo de música que normalmente não faz parte do seu repertório (embora a música utilizada tenha sido um tango eletrônico), que eles conheçam a história e alguns passos da dança.

Ano passado, algumas turmas escolheram essa modalidade da dança para ser aprendida. Os vídeos selecionados abaixo são a cena do filme em que aparece uma coreografia de Tango, uma coreografia desenvolvida por mim para o primeiro ano da manhã do ensino médio e a mesma coreografia adaptada para uma oitava série da tarde, visto que havia muitas meninas para poucos meninos na sala.

http://www.mibsasquerido.com.br/

www. pasiontango.net/

http://www.stellaaguiar.com.br/

FERNANDES, Hélio de Almeida. TANGO: Uma Possibilidade Infinita. Rio de Janeiro. Bom Texto. 2000.



Ensino Médio - Manhã


Ensino Fundamental - Tarde - 8ª


13 comentários:

  1. Ain que pena que eu não dançeý D: estão lindos

    ResponderExcluir
  2. ficou muito legal professora...
    amei seu blog...

    ResponderExcluir
  3. professora, eu adorei!!
    ficou de mais!!

    ResponderExcluir
  4. oi aqui é o guilherme henrique da 8ª B tarde.
    pra mim esse tipo de dança caiu como um tipo de arte mesmo. a dança é muito legal...

    ResponderExcluir
  5. falta colocar todas as turmas...

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente não poderei postar videos de outras turmas porque para isso eu preciso da autorização de todos...

    ResponderExcluir
  7. gostei, a dança possui ritmo.
    foi muito bem ensaiada e o tango até parece o fundo sonoro do cirque du soleil.ficou bem legal sua turma profe.
    Lincoln 8ªB Nº09

    ResponderExcluir
  8. esse novo conteudo de dança é muito interessante seria bom se pudessemos apresentar...

    ResponderExcluir
  9. gostei muito,e um otimo ritmo...
    ela requer muito treinamento, mais deixa todo mundo impressionado...
    douglas rodrigues bech 8B numero:05

    ResponderExcluir
  10. Murilo Natã 1° D Manhã8 de outubro de 2009 às 11:07

    Muito legal,já assisti o filme Vem Dançar,realmente é muito bom...

    ResponderExcluir
  11. Amanda Dias 2°B manha20 de outubro de 2009 às 10:19

    Eu gostei mto das danças do salao do ano passado mto legal msm e a do 1D ficou ótimo!

    ResponderExcluir