terça-feira, 18 de agosto de 2009

TARSILA DO AMARAL

Tarsila do Amaral nasceu em 1º de setembro de 1886 na Fazenda São Bernardo, município de Capivari, interior do Estado de São Paulo. Filha de José Estanislau do Amaral e Lydia Dias de Aguiar do Amaral. Era neta de José Estanislau do Amaral, cognominado “o milionário” em razão da imensa fortuna que acumulou abrindo fazendas no interior de São Paulo. Seu pai herdou apreciável fortuna e diversas fazendas nas quais Tarsila passou a infância e adole.
.
Estuda em São Paulo no Colégio Sion e completa seus estudos em Barcelona, na Espanha, onde pinta seu primeiro quadro, “Sagrado Coração de Jesus”, aos 16 anos. Casa-se em 1906 com André Teixeira Pinto com quem teve sua única filha, Dulce. Separa-se dele e começa a estudar escultura em 1916 com Zadig e Mantovani em São Paulo. Posteriormente estuda desenho e pintura com Pedro Alexandrino. Em 1920 embarca para a Europa objetivando ingressar na Académie Julian em Paris. Frequenta também o ateliê de Émile Renard. Em 1922 tem uma tela sua admitida no Salão Oficial dos Artistas Franceses. Nesse mesmo ano regressa ao Brasil e se integra com os intelectuais do grupo modernista. Faz parte do “grupo dos cinco” juntamente com Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti del Picchia. Nessa época começa seu namoro com o escritor Oswald de Andrade. Embora não tenha sido participante da “Semana de 22” integra-se ao Modernismo que surgia no Brasil, visto que na Europa estava fazendo estudos acadêmicos.
.
Volta à Europa em 1923 e tem contato com os modernistas que lá se encontravam: intelectuais, pintores, músicos e poetas. Estuda com Albert Gleizes e Fernand Léger, grandes mestres cubistas. Mantém estreita amizade com Blaise Cendrars, poeta franco-suiço que visita o Brasil em 1924. Inicia sua pintura “pau-brasil” dotada de cores e temas acentuadamente brasileiros. Em 1926 expõe em Paris, obtendo grande sucesso. Casa-se no mesmo com Oswald de Andrade. Em 1928 pinta o “Abaporu” para dar de presente de aniversário a Oswald que se empolga com a tela e cria o Movimento Antropofágico. É deste período a fase antropofágica da sua pintura. Em 1929 expõe individualmente pela primeira vez no Brasil. Separa-se de Oswald em 1930.
.
Em 1933 pinta o quadro “Operários” e dá início à pintura social no Brasil. No ano seguinte participa do I Salão Paulista de Belas Artes. Passa a viver com o escritor Luís Martins por quase vinte anos, de meados dos anos 30 a meados dos anos 50. De 1936 à 1952, trabalha como colunista nos Diários Associados.
.
Nos anos 50 volta ao tema “pau brasil”. Participa em 1951 da I Bienal de São Paulo. Em 1963 tem sala especial na VII Bienal de São Paulo e no ano seguinte participação especial na XXXII Bienal de Veneza. Faleceu em São Paulo no dia 17 de janeiro de 1973.
.
.
.

Os alunos ficaram responsáveis em grupo por fazer uma releitura das obras da Tarsila do Amaral. Abaixo poderá ser visto as imagens originas com algumas com algumas curiosidades sobre os quadros e as releituras respectivamente.
.
.
.
A Lua
.
Este quadro era o preferido de Oswald de Andrade, seu marido quando pintou a tela.Ele conservou o quadro até sua morte (mesmo já separado de Tarsila).
.
.
O Abaporu
.
Este é o quadro mais importante já produzido no Brasil. Tarsila pintou um quadro para dar de presente para o escritor Oswald de Andrade, seu marido na época. Quando viu a tela, assustou-se e chamou seu amigo, o também escritor Raul Bopp. Ficaram olhando aquela figura estranha e acharam que ela representava algo de excepcional. Tarsila lembrou-se então de seu dicionário tupi-guarani e batizaram o quadro como Abaporu (o homem que come). Foi aí que Oswald escreveu o Manifesto Antropófago e criaram o Movimento Antropofágico, com a intenção de "deglutir" a cultura européia e transformá-la em algo bem brasileiro. Este Movimento, apesar de radical, foi muito importante para a arte brasileira e significou uma síntese do Movimento Modernista brasileiro, que queria modernizar a nossa cultura, mas de um modo bem brasileiro. O "Abaporu" foi a tela mais cara vendida até hoje no Brasil, alcançando o valor de US$1.500.000. Foi comprada pelo colecionador argentino Eduardo Costantini.
.

.


A Negra

.
Esta tela foi pintada por Tarsila em Paris, enquanto tomava aulas com Fernand Léger. A tela o impressionou tanto que ele a mostrou para todos os seus alunos, dizendo que se tratava de um trabalho excepcional. Em A Negra temos elementos cubistas no fundo da tela e ela também é considerada antecessora da Antropofagia na pintura de Tarsila. Essa negra de seios grandes, fez parte da infância de Tarsila, pois seu pai era um grande fazendeiro, e as negras, geralmente filhas de escravos, eram as amas-secas, espécies de babás que cuidavam das crianças.
.

.
O Sol
.

.

O Ovo ou Urutu
.

Nesta tela temos símbolos muito importantes da Antropofagia. A cobra grande é um bicho que assusta e tem um poder de "deglutição". A partir daí, o ovo é uma gênese, o nascimento de algo novo e esta era a proposta da Antropofagia. Esta tela pertence ao importante acervo de Gilberto Chateaubriand e está sempre sendo exibida em grandes exposições.

.

.

.
A Bailarina
.
.
.
Morro da Favela
. .
.
A Gare
.
.

www.tarsiladoamaral.com.br

25 comentários:

  1. Ficou muito lindos os trabalhos, principalmente o da favela da Tarsila rsrs foe eu qm fiz :P
    brink's Parabéns todos maravilhosos ameei :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. #$%#¨&E&um bando de (&*¨%%&$
      e orrivel!!!
      brinkes eu adorei napesar de naum gostar mto de obras mas ella era o meu idollo bando de fdppp da porra

      Excluir
  2. Professora que lindos estes trabalhos!!
    O blog tambem ficou muito legal!!

    ResponderExcluir
  3. Jayne Amaral manhã do 1ºb
    Oiiii...
    Bom profe passei para lhe dizer que tudo neste blog está lindo!!!
    O que eu mais gostei foi as danças...
    Principalmente o forró....
    PARABÉNS

    ResponderExcluir
  4. Oi prof.
    fico bem legal nossa dança heim.
    uahsaushausua
    eu e a Dan somos foda. hehe
    precizamos fazer masi dessa. uma vez só é pouco.
    pois eu adorei.
    BeijOs
    XD
    Felipinho
    2ºA

    ResponderExcluir
  5. jenifer ribeiro correa15 de outubro de 2009 às 03:57

    prof: ficou muito lindo os trabalhos,eu acho muito importante fazer uma coisa diferente no colegio como teatro,,,,,prof: o que vc faz é uma coisa que poucos professores fazem para os seus alunos,,o curso de teatro é importante´porque nós se soutamos e se divertimo,,,conhecemos pessoas novas,,, e aprendemos sa respeitar os outros ,, e é legallll a prof:ALEXSANDRA É 100%TUDO DE BBBBBBOOOOOOOOOMMMMMMMMMMMM

    ResponderExcluir
  6. Oi aqui e o tarcisio do 2*C turno da manha
    o professora a nossa danca
    pena q nem todos estavan animados
    mais e isso
    ai ficou bem legal
    em geral todos ficaran
    legais bjo te +

    15 de outubro de 2009

    ResponderExcluir
  7. Oi Ale!
    Parabéns pelos lindos trabalhos! As danças ficaram incríveis este ano. Continue a pessoa maravilhosa,a profissional exemplar e dedicada que você é!
    Um grande beijo!
    Luci

    ResponderExcluir
  8. ueric 2*c n*24

    oi prof ale, adorei os trabalhos queria conseguir fazer igual tb, quanto a nossa dança, precisava de alguns ajustes como prestar mais atenção no ritmo e no tempo certo da musica,fora isso, a coreografia ficou boa.

    ResponderExcluir
  9. oi,os videos ficaram muito legais mas falta mais dinâmica e movimentação,gostei bastante também das pinturas ficaram bastante iguais as verdadeiras,a e nos videos só faltou o meu; é isso ai até++++++....................

    ResponderExcluir
  10. cleiton_unico@hotmail.com
    fikou ferah a galera do 1°f dançando os outros trabalhos tambem mais o 1°f fiko legal pena eu nun ter ido neh mais mesmo assim valeu professora aprendi pacas a dança e pah !!!

    ResponderExcluir
  11. Estas obras são magnificas um beijo

    ResponderExcluir
  12. Esses quadros sao d+ ADOREI
    mtr....
    Nota:-10

    ResponderExcluir
  13. LookoBK
    www.mudominium.com.br
    melhor mu do mundo kkkk'
    e foda

    ResponderExcluir
  14. Gostei desses desenhos são diferentes e trazem uma expectativa diferente das formas. Rosselly 2tac

    ResponderExcluir
  15. os desenhos ficaram lindos e muito criativos
    parabéns.....
    pelas maravilhosa obras

    ResponderExcluir
  16. eu achei otimo esse saite muito interessante pra quem gosta de arte

    ResponderExcluir
  17. loco doidao pai a fera pacas aee mulqda aprende aee seu comedias
    recicla aee seus comedia uoooooooooo

    ResponderExcluir
  18. não gostei muito feio!

    ResponderExcluir
  19. faz melhor se nao gosta seu bosta

    ResponderExcluir
  20. muito legal as obras da tasila.bjs

    ResponderExcluir