segunda-feira, 28 de setembro de 2009

FLASH MOB

Flash Mobs são aglomerações instantâneas de pessoas em um local público para realizar determinada ação inusitada previamente combinada, estas se dispersando tão rapidamente quanto se reuniram. A expressão geralmente se aplica a reuniões organizadas através de e-mails ou meios de comunicação social.

.


O primeiro flash mob foi organizado via e-mail (com o endereço themobproject@yahoo.com, criado para este fim), pelo jornalista Bill Wsik, em Manhattan. Mandando o e-mail para 40 ou 50 amigos (de maneira que eles não soubessem que o evento fora planejado pelo próprio jornalista), Bill convidou as pessoas a aparecerem em frente à loja de acessórios femininos Claire’s Acessories. Segundo ele, "A ideia era de que as próprias pessoas se tornassem o show e que, apenas respondendo a este e-mail aleatório, essas pessoas criassem algo" em um mob anônimo e sem liderança. No entanto, a loja foi avisada antes do acontecimento e a polícia foi acionada, evitando que as pessoas ficassem na frente da loja, frustrando os planos do primeiro mob.


.


O segundo mob aconteceu em 3 de junho de 2003, na loja de departamentos Macy´s. Wasik e amigos distribuiram flyers para pessoas que passavam nas ruas, indicando quatro bares em Manhattan, onde elas receberam instruções adicionais sobre o caráter e o lugar do evento, minutos antes do seu início para evitar o mesmo problema que ocorreu com o primeiro.
Mais de 100 pessoas juntaram-se no 9º andar de tapetes da loja de departamento, reunindo-se em volta de um tapete caro. Qualquer um aproximado por um vendedor foi avisado a falar que as pessoas reunidas no andar viviam juntas em um depósito nos arredores de Nova York, que estavam procurando por um “tapete do amor” e que todos faziam suas decisões de compra em grupo.

.

No dia 10 de setembro o grupo Black Eyed Peas quebrou o recorde de maior flash mob da história, ao reunir cerca de 21 mil fãs na Avenida Michigan, em Chicago, nos EUA para comemorar a passagem da 24ª temporada do programa de Oprah Winfrey na TV. O grupo preparou uma surpresinha para ela ao tocar o grande hit I Gotta Feeling com uma coreografia inacreditável envolvendo toda essa multidão. Tudo começa com uma garota dançando sozinha na frente do palco, logo depois toda a multidão começa a fazer a mesma coreografia. Oprah (que não sabia de nada), ficou chocada com o que estava vendo, enquanto gravava tudo em seu celular. A apresentadora então gritou: "Isso é tão legal!! É a coisa mais legal que eu já vi... Chicago eu amo vocês!!!!!!" Durante a entrevista que o grupo deu após a apresentação, o lider do grupo Will.i.am contou que chamou 800 fãs para ajudar na coreografia, que depois foi passada para as mais de 20 mil pessoas presentes na hora. Sobre isso Will falou: "Eu não pensei que ia ser assim tão espetacular... Você fala sobre a participação da platéia, mas tudo foi além...Isso é tão incrivel... É a melhor apresentação que já fizemos!" A apresentação foi tão bem recebida nos EUA que após a exibição do programa, a música I Gotta Feeling que estava em 4º lugar no iTunes, voltou ao topo da parada da loja virtual, garantindo assim pelo menos mais uma semana no topo da Billboard Hot 100, onde a música já se encontrava em primeiro há 11 semanas.


FLASH MOB NO MERCADO



FLASH MOB - Oprah Winfrey - Black Eyed Peas


2 comentários:

  1. Caraaaca maluco.
    Eu acho muito incrível o que as pessoas conseguem bolar.
    Muito impressionante isso. O que dói mais é saber que muita gente nem da bola pra esse tipo de arte.

    Carlos Henrique de Lima Félix
    2ºa Nº4 Manhã

    ResponderExcluir
  2. Oie Xuxu!
    Escolhi esse post pra comentar porque eu me arrepio TOOODA cada vez que vejo um video de algum flashmob. Eu por vezes até sonhei em organizar um, em homenagem a morte do Michael... quem sabe um dia eu consigo! :P
    Eu tive essa idéia quando vi o video de um flashmob feito em Estocolmo (na verdade eu não tive idéia nenhuma, eu quis copiar o video mesmo) em uma praça de lá, onde centenas de pessoas (começando uma por uma é claro) dançavam a mesma coreografia de Beat it. Imaginei de fazer a mesma coisa na rua das flores, começando lááá na Osório até chegar na federal. Loucura né? Ah, mas é essa a graça do ser humano :P
    Beijos prof, quem sabe um dia a gente nao faz um Loureiro's flashmob haha!

    Ana, 2°D noite

    ResponderExcluir