.
Nas escolas públicas estaduais o ensino de arte é polivalente, isto é, uma professor habilitado para uma das linguagens a cima deve ensinar todas num período de um ano.
.
Sou formada pela Faculdade de Artes do Paraná - FAP no curso de Educação Artística com Habilitação em Música, porém gosto de todas as linguagens. A Dança vem fazendo parte da minha vida há algum tempo... sempre gostei de dançar e há um ano estive na Argentina a passeio e não pude deixar de fazer umas aulas de Tango por lá... felizmente o meu marido também gosta de dançar e quando voltamos ao Brasil procuramos uma escola de dança para aprender Tango. Já faz aproximadamente que 1 ano e meio que dançamos...
.
.
Mais tarde, o tango se tornou uma dança tipicamente praticada nos bordéis, principalmente depois que a industrialização transformou as áreas dos subúrbios em fábricas transferindo a miséria e os bordéis para o centro da cidade. Nessa fase haviam letras com temática voltada para esses ambientes. São letras francamente obscenas e violentas.
O Tango é dançado normalemente em linha (ronda), numa posição cerrada, peito com peito, ou face enconstada (cara a cara), No entando, O Nuevo Tango permite dançar numa postura aberta. Uma coisa é eterna: o tango é irrepetível e permite um improvisaçã infinita.
Na escola procuro ensinar dança de salão aos meus alunos... eles podem escolher entre forró, valsa, vanerão, salsa, entre outros e desde que eu comecei a estudar Tango essa modalidade passou a fazer parte das opções para eles...
Sempre começo o conteúdo de Dança com o filme "Vem Dançar" que trata sobre a vida de Pierre Dulaine que é um dançarino de salão profissional que se torna voluntário para dar aulas de dança em uma escola pública de Nova York. Pierre tenta apresentar seus métodos clássicos, mas logo enfrenta resistência dos alunos mais interessados em hip hop. É quando deste confronto nasce um novo estilo de dança, mesclando os dois lados e tendo Pirre como mentor.
.
Ano passado, algumas turmas escolheram essa modalidade da dança para ser aprendida. Os vídeos selecionados abaixo são a cena do filme em que aparece uma coreografia de Tango, uma coreografia desenvolvida por mim para o primeiro ano da manhã do ensino médio e a mesma coreografia adaptada para uma oitava série da tarde, visto que havia muitas meninas para poucos meninos na sala.
http://www.mibsasquerido.com.br/
www. pasiontango.net/
http://www.stellaaguiar.com.br/
FERNANDES, Hélio de Almeida. TANGO: Uma Possibilidade Infinita. Rio de Janeiro. Bom Texto. 2000.
Ensino Médio - Manhã
Ensino Fundamental - Tarde - 8ª
Ain que pena que eu não dançeý D: estão lindos
ResponderExcluirficou muito legal professora...
ResponderExcluiramei seu blog...
professora, eu adorei!!
ResponderExcluirficou de mais!!
oi, q
ResponderExcluiroi aqui é o guilherme henrique da 8ª B tarde.
ResponderExcluirpra mim esse tipo de dança caiu como um tipo de arte mesmo. a dança é muito legal...
falta colocar todas as turmas...
ResponderExcluirInfelizmente não poderei postar videos de outras turmas porque para isso eu preciso da autorização de todos...
ResponderExcluirgostei, a dança possui ritmo.
ResponderExcluirfoi muito bem ensaiada e o tango até parece o fundo sonoro do cirque du soleil.ficou bem legal sua turma profe.
Lincoln 8ªB Nº09
esse novo conteudo de dança é muito interessante seria bom se pudessemos apresentar...
ResponderExcluirgostei muito,e um otimo ritmo...
ResponderExcluirela requer muito treinamento, mais deixa todo mundo impressionado...
douglas rodrigues bech 8B numero:05
Muito legal,já assisti o filme Vem Dançar,realmente é muito bom...
ResponderExcluirEu gostei mto das danças do salao do ano passado mto legal msm e a do 1D ficou ótimo!
ResponderExcluirpq nao colocou da 8ªa?
ResponderExcluirficou ruin?