Os índios observadores da natureza, em sua maioria, achavam que o homem é quem deveria se enfeitar para despertar o interesse da fêmea, somente os homens se dedicavam a arte de pintar seu corpo e se enfeitar com plumagens.
Na pintura corporal são utilizadas quatro cores: o vermelho do urucum, o preto do carvão, o preto-azulado do jenipapo e o branco do barro chamado tabatinga.
Para os terceiros anos do ensino médio foram sorteados alguns temas para os quais eles deveriam criar uma pintura facil explicando o significado das cores e/ou linhas da pintura.
3º Ano - Turma C
VERMELHO: siginifica a libertação da alma do morto e os traços retos na testa indicam o caminho da reencarnação.
PRETO: a cor siginifica que o morto deixou tristeza para os familiares.
O olho no centro da texta é um símbolo que trará mais clareza para enxergar os inimigos.
A máscara preta ao redor dos olhos serve como camuflagem.
A figura humana nas bochechas indicam que ele é o guerreiro.
O verde representa a selva e o marrom a terra.
O símbolo roxo na testa indica o crescimento da mente.
O símbolo laranja indica o crescimento da alma.
As marcas azuis indicam o quanto a pessoa evoluiu.
As marcas vermelhas indicam o crescimento do corpo.
O ponto rosa indica a feminilidade e os pontos brancos indicam a ureza.
O olho em gota indica a sensualidade, o vermelho da boca indica o hamor e os traços em verde indicam a harmonia.
3º Ano - Turma B
BRANCO: representa a paz do espírito e as duas linhas no rosto são o sinal da paz.
ROXO: é para que o espírito encontre o caminho certo (caminho da luz). O círculo roxo com o asterisco branco no meio, desenhado em seu queixo representa o foco.
PRETO: representa o luto.
O sol apresentado na cor amarela na testa representa o calor do útero, o brilho da pessoa que nasce e a alegria que isso proporciona.
As linhas azuis abaixo dos olhos representam as lágrimas que serão derramadas após o nascimento do indivíduo.
A linha vertical sobre o nariz na cor amarela representa tanto a primeira respiração do recém-nascido quanto o caminho que ele trilhará.
As duas linhas amarelas no queixo representam os caminhos que o indivíduo tomará duranta a vida, o bem eo mal, dependendo apenas de suas escolhas.
VERDE: representa a mata.
PRETO: representa a escuridão e a violência.
MARROM: representa a terra.
As mistura das cores tem a intenção de camuflagem.
VERMELHO: representa a paixão e o amor.
BRANCO: representa a paz no casamento.
AMARELO: representa a fortuna no casamento.
Que doido, muito legal essa aula. Ta inspirada! Abraços.
ResponderExcluirHaaa pq eu tive que seer a primeira ? é pra começar assustando os coleguinhas ?UHUAHSUAHSUAHUSH'
ResponderExcluirNossa oq dizer dessas pinturas deles em!!!
ResponderExcluirpuxa eles usaram a criatividade pra valer ficou mt massa profe...
parabéns a vc e seus alunos pelo trabalho.
Aluna:Daiane do Rocio Haisi do 2anoD turno:noite
Professora o que dizer ?!
ResponderExcluirvou começar com :todos vocês estão de parabéns fizeram um ótimo trabalho que ficou lindo melhor ficou maravilhoso Parabéns Professora.
Aluna: Bruna da Silveira Wille Kuss
Turno : Manhã
Turma : 1ano B
Oi linda
Excluirmuitoo iraaadooo, vaai faze isso pra genti tbm?
ResponderExcluirAluna: GABRIELE ANDREA MARTINS COUTINHO 1°B
[AAH] Muito bom mesmo profª , parabéns ! espero que faça isso em nossa sala tbém ! ;D
ResponderExcluiraluno : GIOVANI RODRIGUEZ 1ºA turno : MANHÃ ! queronotaprofquerida kkk'
Ideias muito criativas, estão todos de parabéns! Esperamos que possa fazer isso em nossa sala!
ResponderExcluiraluno: DIONATAM DE LARA SANTOS 1°A turno:MANHÃ
muito legal e com muita criatividade
ResponderExcluircom muito trabalho e ficou miuto bom
aluno:osvaldo ferreira da silva junior 1°A Turno:Manhã
Muitoo massia professora , Cuuurti *-*
ResponderExcluirOtrabalhoo ficoo realmentee bom (:
Parabéns ;D
aluna: Aline Dandara Franco De Paula . 1°B .Manhã.
Muito fera professora..
ResponderExcluirBom num vou dizer praa fazer isso na nossa aula pois TODOS acima ja disseram..
Mas mtu criativa.. eu gostei da parte que tava fazendo as máscaras...
Aluno: Lucas Loureiro Costa. 1ºA. Manhã !
Muito legal, mas, prefereria dançar...
ResponderExcluirAHUuhauHUauhuhauH
Ainda bem que é antigamente isso, nao iria gostar de passar barro na minha cara ou (com toda essa "tecnologia") maquigem, pra impressionar uma mulher, elas que tem que fazer por nós homens, nao que eu seja machista. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
mas muito criativo, conheço alguns que estao ai tambem.
bjs e abraços.
Jhonata Noguchi - 1ºA ~ turno da manhã.
umja criatividade incrivel
ResponderExcluiradorei todas as mascaras pois nenhuma ficou igual e a criatividade eh de cada um
deveria ter alguns vidios das danças pra ter uma noção de como vai ser as aulas mas gostei muito mesmo
Roger Willian 2ºANO Manhã
parabéns pelo trabalho ficou muito legal
ResponderExcluirFelipe
1°A sala 03
È um tipo de trabalho bem interessante, diferente e criativo. Parabéns pela iniciativa de postar estes trabalhos para que possamos ver.
ResponderExcluirJennifer M. Dias 2°E Noite
Aew muito bom os trabalhos bem criativos e interessantes...
ResponderExcluirGabriel Henrique 1°B Manhã
particei dessa
ResponderExcluiraula de pintura indigena
representando a morte
nasa cores vermelho branco e amarelo
Ricardo 3°ano noite
Eu gostei das pinturas feitas no rosto, são muito criativas.
ResponderExcluirPâmela 1ºB Manhã.
Oloko cada pintura doida mais eu gostei bastante parabéns akposkaosk.
ResponderExcluirBruna Nunes 1°G
muito legal o trabalho prof, bem da ora' :D
ResponderExcluircurti pracaramba as mascaras muito bonitas Parabéns :) ALICE 1°C MANHA
Ahhh Já sei oque me espera pra hj a noite.
ResponderExcluirO trabalho ficou bem legal!!!
Dâmido 3°D NOITE
bem loko apesar que no 6 ano tenho um trabalho desses é meio chato mais faze oq ne moça :/
ResponderExcluirO que significa uma listra laranja vindo da testa até a ponta do nariz?
ResponderExcluirOii achei o trabalho deles incrivel��, pois estou trabalhando com isso tambem e me ajudou muito. Parabens a todos��
ResponderExcluir