sexta-feira, 31 de julho de 2009

MOSAICO

O MOSAICO consiste na colocação, lado a lado, de pequenos pedaços de pedras de cores diferentes sobre um superfície de gesso ou argamassa. Essas pedrinhas coloridas são dispostas de acordo com um desenho previamente determinado. A seguir, a superfície recebe uma solução de cal, areia e óloe que preenchem os espaços vazios, aderindo melhor os pedacinhos de pedra. Como resultado obtêm-se uma obra semelhante a pintura.
.
Os gregos usavam o mosaico principalmente nos pisos. Já os romanos utilizavam na decoração, demostrando grande habilidade na composição de figuras e no uso da cor. Na América os povos pré-colombianos, principalmente os maias e os astecas, chegaram a criar belíssimos murais com pedaços de quartzo, jade e outros minerais.




Quando o Império Romano foi dividido em Império Romano do Ociedente e Império Romano do Oriente, O Imperador Constantino na localidade de Bizâncio fundou Constantinopla em 330.

O termo BIZANTINO, derivado de Bizancio passou a ser usado para nomear as criações culturais de todo Império do Oriente, e não só daquela cidade.

ARTE BIZANTINA tinha um objetivo: expressar a autoridade absoluta do imperador, considerado sagrado representante de Deus e com poderes temporais e esperituais.

Logo o MOSAICO foi usado com esse objetivo e nesse período atingiu sua mais perfeita realização. As figuras rígidas e a pompa da arte de Bizâncio fizeram do mosaico a forma de expressão artística preferida pelo Império Romano do Oriente.

Assim, as abóbadas das igrejas, recobertas de mosaicos de cores intensas e de materiais que refletem a luz em reflexos dourados, conferem uma suntuosidade ao interior dos tempos que nenhuma época conseguiu.


PROENÇA, Graça. HISTÓRIA DA ARTE. São Paulo, Editora Àtica, 2002.

WIKIPEDIA. Mosaico. Capurado em 27 jul. 2009. Online. Disponível na Internet
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mosaico

Baseado nas informações a cima, os alunos do Primeiro Ano do Ensino Médio, em grupos de 4 a 5 pessoas criaram um mosaico utilizando cartolina onde seriam aplicados papéis de diversas cores simulando as pedras.


7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. o meu nem da pra entender q é uma borboleta hahahaha

    ResponderExcluir
  3. Aah.... Gosteei muitooo...
    Parabens...

    Nome tais pian n°27 8°a

    ResponderExcluir
  4. Aa prof o videiiioo ficoo maraaa...

    Gosteii.....

    Nome:Bianca Ferreira Rocha n°03 8°a (tarde)

    ResponderExcluir
  5. Prof ameei seeu blog muitoo criativoo....

    Beijoos

    Nome:Abdihelem Martins n°01 8°a (tarde)

    ResponderExcluir
  6. Parabéns a todos que fizeram as artes, gostei muito da criatividade de cada um, eu porém, sou novo na escola, apenas estou conhecendo, mas futuramente irei participar de muitas coisas também, principalmente relacionados à música e arte, pois sou músico também.

    João Victor Rocha - 1°c (manhã)

    ResponderExcluir
  7. Parabéns a todos que fizeram as artes, gostei muito da criatividade de cada um, eu porém, sou novo na escola, apenas estou conhecendo, mas futuramente irei participar de muitas coisas também, principalmente relacionados à música e arte, pois sou músico também.

    João Victor Rocha - 1°tac (manhã) (eu fui mudado de sala)

    ResponderExcluir